Bare Basic
by Val Teixeira, Príncipe de Cape Town, África do Sul
O básico do jogo funciona assim. Cada jogador inicia com 30 de reserva (sua vida). Sua reserva (ou pool) é usada para 3 coisas:
Em qualquer estágio do jogo você tem uma presa (prey), que é o jogador à sua esquerda, e um predador (predator) que é o jogador à sua direita. Se houver somente dois jogadores na mesa, o jogador é presa e predador ao mesmo tempo do outro. Então, você tentará remover sua presa do jogo. Seus servos (minions), normalmente vampiros, são a chave para conseguir isso.
BASICS - as primeiras coisas que você deveria aprender sobre o jogo
Você começa o jogo com dois conjuntos de cartas - um com cartas de verso verde (sua biblioteca) e um com verso laranja (sua cripta). De sua biblioteca você compra sete cartas e de sua cripta você compra 4 cartas. As sete cartas são postas na sua mão e as 4 da cripta são postas viradas para baixo à sua frente. As cartas de verso laranja são seus servos (usualmente vampiros, raramente caçadores de vampiros). As cartas verdes são cartas que dão poder aos servos, ou dar à você alguma influência direta no jogo.
Sua primeira ação no jogo é colocar seus servos para jogar. Isto é feito na sua fase de influência por mover contadores de sua reserva e pô-los sobre ser servo (como sangue) na medida certa. Os servos mais fortes necessitam de mais pontos de reserva para entrarem em jogo. Nesse ponto é importante saber que precisamos balancear o servos por causa da redução que eles podem fazer à sua reserva.
Uma vez que você tenha servos em jogo, você estará apto a jogar mais cartas de sua mão e começa a ameaçar sua presa. A forma mais direta de ataque é chamada de bleed (sangrar), que é a habilidade que qualquer de seus servos pode fazer durante sua fase servo (minion phase) e visa (dirigida) sua presa.
Uma grande diferença entre V:TES e outros card games é que a norma é comprar uma carta imediatamente de sua biblioteca após jogar uma (uma carta precisa dizer explicitamente que não pode haver reposição (replace)). Desse modo, você deveria sempre ficar com 7 cartas na mão, a menos que uma carta diga o contrário.
Todos tem seu próprio turno. Quem começa é determinado por uma rolagem de dados (ou outro método qualquer). Uma vez que o jogador termina todas suas fases, o jogador à sua esquerda (sua presa) tem sua vez.
Um turno típico segue as seguintes fases (em ordem):
Se você realiza uma ação de bleeding e tem sucesso na mesma, não somente reduzirá a reserva da sua presa como também conquistará a Vantagem (Edge), que é uma ficha que pode ser usada para favorecê-lo durante o jogo.
Continua ...
by Val Teixeira, Príncipe de Cape Town, África do Sul
O básico do jogo funciona assim. Cada jogador inicia com 30 de reserva (sua vida). Sua reserva (ou pool) é usada para 3 coisas:
- É usado para colocar seus servos em jogo (tipicamente vampiros) que você usará para defender o restante da sua reserva, bem como atacar a reserva dos outros.
- É usado para cartas de poder (como quando você quer colocar armas nos seus servos ou zonas de caças - hunting grounds - onde você pode ganhar sangue, etc.).
- É a sua vida. Quando você fica sem, não poderá mais influenciar o mundo do jogo e assim você é removido do jogo (oust).
- Sua presa é removida (ousted) do jogo - você ganha um VP.
- Você é o último a sobreviver - você ganha um VP.
Em qualquer estágio do jogo você tem uma presa (prey), que é o jogador à sua esquerda, e um predador (predator) que é o jogador à sua direita. Se houver somente dois jogadores na mesa, o jogador é presa e predador ao mesmo tempo do outro. Então, você tentará remover sua presa do jogo. Seus servos (minions), normalmente vampiros, são a chave para conseguir isso.
BASICS - as primeiras coisas que você deveria aprender sobre o jogo
Você começa o jogo com dois conjuntos de cartas - um com cartas de verso verde (sua biblioteca) e um com verso laranja (sua cripta). De sua biblioteca você compra sete cartas e de sua cripta você compra 4 cartas. As sete cartas são postas na sua mão e as 4 da cripta são postas viradas para baixo à sua frente. As cartas de verso laranja são seus servos (usualmente vampiros, raramente caçadores de vampiros). As cartas verdes são cartas que dão poder aos servos, ou dar à você alguma influência direta no jogo.
Sua primeira ação no jogo é colocar seus servos para jogar. Isto é feito na sua fase de influência por mover contadores de sua reserva e pô-los sobre ser servo (como sangue) na medida certa. Os servos mais fortes necessitam de mais pontos de reserva para entrarem em jogo. Nesse ponto é importante saber que precisamos balancear o servos por causa da redução que eles podem fazer à sua reserva.
Uma vez que você tenha servos em jogo, você estará apto a jogar mais cartas de sua mão e começa a ameaçar sua presa. A forma mais direta de ataque é chamada de bleed (sangrar), que é a habilidade que qualquer de seus servos pode fazer durante sua fase servo (minion phase) e visa (dirigida) sua presa.
Uma grande diferença entre V:TES e outros card games é que a norma é comprar uma carta imediatamente de sua biblioteca após jogar uma (uma carta precisa dizer explicitamente que não pode haver reposição (replace)). Desse modo, você deveria sempre ficar com 7 cartas na mão, a menos que uma carta diga o contrário.
Todos tem seu próprio turno. Quem começa é determinado por uma rolagem de dados (ou outro método qualquer). Uma vez que o jogador termina todas suas fases, o jogador à sua esquerda (sua presa) tem sua vez.
Um turno típico segue as seguintes fases (em ordem):
- Desvirar (untap) - desvire todas as suas cartas.
- Mestre (master) - usado para jogar cartas mestre, sua influência direta no mundo do jogo.
- Servo (minion) - seus servos tem a chance de fazer algo no mundo do jogo.
- Influência (influence) - sua oportunidade de influenciar mais servos para juntar-se à sua causa, por transferir pontos de reserva para eles como sangue.
- Descarte (discard) - usado para jogar eventos ou apenas descartar uma carta que você não queira no momento.
- Você pode jogar cartas que permitam sua ação passar pelo bloqueador;
- Você é bloqueado e seu servo luta com o servo bloqueante (entra em combate).
Se você realiza uma ação de bleeding e tem sucesso na mesma, não somente reduzirá a reserva da sua presa como também conquistará a Vantagem (Edge), que é uma ficha que pode ser usada para favorecê-lo durante o jogo.
Continua ...
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