Rage


Por esses dias, lembrei do Rage, um card game inspirado no universo do RPG Lobisomem: O Apocalipse. Lembro que quando era adolescente e conheci Magic: The Gathering e Spellfire (tive cartas dos dois jogos) fiquei apaixonado pelo conceito.

Então, misturei meu interesse por desenhar (por causa dos quadrinhos de super heróis) com essa paixão pelos CCGs e fiz um card game cujo tema era o universo de supers que idealizei. Confesso que ficou bem legal. Presenteei meu primo Igor com os dois decks que montei.

Lembro também que parte do leiaute foi inspirado no Rage pois vi algumas cartas do jogo em alguma revista de RPG (muito provavelmente, pois faz muito tempo). Percebi que não conhecia as regras do Rage até hoje. Por curiosidade, fui atrás.

Antes de falar en passant das regras do jogo e curiosidades destas regras, precisamos contar um pouco de sua história.

História

Rage foi publicado pela White Wolf em 1995, ou seja, um ano depois do Vampire: The Eternal Struggle (publicado pela Wizards of the Coast). Teve cinco expansões antes de ser descontinuado um ano depois.

Após um hiato, uma empresa chamada Azrael Productions juntou-se a fãs do jogo para criar novas cartas. Houve testes dessas cartas até que a empresa abandonou o projeto mas antes cedendo os direitos sobre essas cartas para os fãs continuarem o trabalho.


Finalmente, o primeiro conjunto de cartas criado pelos fãs foi lançado em 2003, com o nome de Intermezzo. Depois vieram mais quatro expansões que juntas formam o bloco nomeado de New England.

Em 2006, o jogo teve a primeira grande atualização de suas regras. No final desse mesmo ano foi publicado a expansão War Council do bloco Ahadi que também trouxe diversas mudanças nas regras.

Em 2007, além da segunda expansão do bloco Ahadi, ocorreu uma nova revisão das regras.

Houveram lançamentos posteriores em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017.

Regras

O manual de regras atualizadas (em 2018) pode ser encontrado aqui. Para uma leitura introdutória, leia o Quick Start. O melhor site para navegar e conhecer mais o jogo é o https://rageccg.weebly.com/.

A forma de vencer o jogo é alcançando um número de pontos de vitória igual ao acordado pelos jogadores. Normalmente são 20 pontos. Esses pontos são conquistados por eliminar cartas do tipo Character (Garou da matilha) ou Enemy/Victim, cumprir uma missão (por cartas do tipo Quest) entre outras formas menos comuns.

Os Characters (Personagens) correspondem aos Vampiros do VTES mas eles já iniciam em jogo. Os Personagens formam uma matilha (Pack) e cada jogador controla a sua.

Existem duas alianças que limitam a montagem de uma matilha (Pack): aqueles que estão por Gaia e aqueles que estão por Wyrm. Existem os Rogues que podem fazer parte de uma matilha de Gaia ou Wyrm.

Em VTES, temos dois baralhos: a cripta e a biblioteca. Em Rage, temos dois baralhos: de combate e de matilha.

No VTES, coletivamente chamamos Vampiros, Imbuídos, Aliados e Lacaios de minions (ou agentes). No Rage, chamamos Personagens, Aliados, Inimigos e Vítimas de criaturas. Para colocar um Aliado em jogo precisamos de um Personagem que cumpra os requisitos. Por sua vez, Inimigos e Vítimas não precisam de um personagem. Aliados ficam com a matilha na área de jogo chamada Pack Home Ground. Inimigos e Vítimas ficam na área chamada Hunting Ground. Esta é uma área que não pertence a nenhum jogador.

Além desses tipos de cartas temos outras como Dons (Gifts), Equipamentos (Equipments), Caerns, Buscas (Quests), Juntas, Ritos (Rites), Eventos (Events), Ações (Actions), Campos de Batelha (Battlefields) e Territórios (Territories).

Os Caerns são cartas que em jogo facilitam a travessia entre o mundo real e a Umbra. Portanto, no jogo podemos ter criaturas em planos diferentes e, no geral, uma criatura não pode atacar outra que esteja num plano diferente.

Curiosidades

  1. As etapas do turno ocorrem de forma simultânea para todos os jogadores;
  2. Quando uma criatura sofre dano de uma Combat Action (ou outra que cause dano), aquela carta fica anexada à criatura;
  3. Não existe um custo para jogar cartas, apenas requerimentos;
  4. Existem ações políticas (Juntas);
  5. Você coloca Inimigos (ou Vítimas se seu deck for da Wyrm) em jogo para ganhar pontos de vitória ao derrotá-los;
  6. Não existe o conceito de carta virada ou desvirada.

Onde Jogar

O lugar possível de jogar nos dias de hoje é por meio do Lackey. Use o seguinte plugin: http://www.werepenguin.com/rage/lackey/high/updatelist.txt. É possível bater um papo com jogadores no Discord (Rage CCG).

Referências:

Extraída de uma página do Facebook


 

Comentários