Regras Básicas de Vtes - Parte I

Bare Basic
by Val Teixeira, Príncipe de Cape Town, África do Sul

O básico do jogo funciona assim. Cada jogador inicia com 30 de reserva (sua vida). Sua reserva (ou pool) é usada para 3 coisas:
  1. É usado para colocar seus servos em jogo (tipicamente vampiros) que você usará para defender o restante da sua reserva, bem como atacar a reserva dos outros.
  2. É usado para cartas de poder (como quando você quer colocar armas nos seus servos ou zonas de caças - hunting grounds - onde você pode ganhar sangue, etc.).
  3. É a sua vida. Quando você fica sem, não poderá mais influenciar o mundo do jogo e assim você é removido do jogo (oust).
O objetivo do jogo é conquistar mais pontos de vitória (VP) que qualquer outro jogador na mesa. É possível vencer mesmo se você for retirado do jogo. Há duas formas de receber VPs.
  1. Sua presa é removida (ousted) do jogo - você ganha um VP.
  2. Você é o último a sobreviver - você ganha um VP.
Nos jogos com tempo limite, você recebe 1/2 VP se você conseguir se manter na mesa quando o tempo acaba.

Em qualquer estágio do jogo você tem uma presa (prey), que é o jogador à sua esquerda, e um predador (predator) que é o jogador à sua direita. Se houver somente dois jogadores na mesa, o jogador é presa e predador ao mesmo tempo do outro. Então, você tentará remover sua presa do jogo. Seus servos (minions), normalmente vampiros, são a chave para conseguir isso.

BASICS - as primeiras coisas que você deveria aprender sobre o jogo

Você começa o jogo com dois conjuntos de cartas - um com cartas de verso verde (sua biblioteca) e um com verso laranja (sua cripta). De sua biblioteca você compra sete cartas e de sua cripta você compra 4 cartas. As sete cartas são postas na sua mão e as 4 da cripta são postas viradas para baixo à sua frente. As cartas de verso laranja são seus servos (usualmente vampiros, raramente caçadores de vampiros). As cartas verdes são cartas que dão poder aos servos, ou dar à você alguma influência direta no jogo.

Sua primeira ação no jogo é colocar seus servos para jogar. Isto é feito na sua fase de influência por mover contadores de sua reserva e pô-los sobre ser servo (como sangue) na medida certa. Os servos mais fortes necessitam de mais pontos de reserva para entrarem em jogo. Nesse ponto é importante saber que precisamos balancear o servos por causa da redução que eles podem fazer à sua reserva.

Uma vez que você tenha servos em jogo, você estará apto a jogar mais cartas de sua mão e começa a ameaçar sua presa. A forma mais direta de ataque é chamada de bleed (sangrar), que é a habilidade que qualquer de seus servos pode fazer durante sua fase servo (minion phase) e visa (dirigida) sua presa.

Uma grande diferença entre V:TES e outros card games é que a norma é comprar uma carta imediatamente de sua biblioteca após jogar uma (uma carta precisa dizer explicitamente que não pode haver reposição (replace)). Desse modo, você deveria sempre ficar com 7 cartas na mão, a menos que uma carta diga o contrário.

Todos tem seu próprio turno. Quem começa é determinado por uma rolagem de dados (ou outro método qualquer). Uma vez que o jogador termina todas suas fases, o jogador à sua esquerda (sua presa) tem sua vez.

Um turno típico segue as seguintes fases (em ordem):
  • Desvirar (untap) - desvire todas as suas cartas.
  • Mestre (master) - usado para jogar cartas mestre, sua influência direta no mundo do jogo.
  • Servo (minion) - seus servos tem a chance de fazer algo no mundo do jogo.
  • Influência (influence) - sua oportunidade de influenciar mais servos para juntar-se à sua causa, por transferir pontos de reserva para eles como sangue.
  • Descarte (discard) - usado para jogar eventos ou apenas descartar uma carta que você não queira no momento.
Quando seus servos tentam fazer algo (uma ação), somente seu predador ou sua presa podem parar (bloquear) aquela ação, a menos que a ação seja considerada dirigida (D), onde, nesse caso, a única pessoa que pode tentar bloquear é o alvo. Ações dirigidas a si mesmo é considerada uma ação indireta. Sua presa recebe a primeira chance de parar você. Se ele tenta parar você, há duas coisas que podem acontecer:
  1. Você pode jogar cartas que permitam sua ação passar pelo bloqueador;
  2. Você é bloqueado e seu servo luta com o servo bloqueante (entra em combate).
Cartas que permite que seu servo passe pelo bloqueador tipicamente incluem furtividade (stealth). Para cada ponto de furtividade que você tem, o bloqueador precisa de um ponto de interceptar (intercept) para bloqueá-lo. Você não pode jogar cartas que dão a você furtividade a menos que você precise. Também só poderá jogar cartas a mais para aumentar a interceptação quando precisar.

Se você realiza uma ação de bleeding e tem sucesso na mesma, não somente reduzirá a reserva da sua presa como também conquistará a Vantagem (Edge), que é uma ficha que pode ser usada para favorecê-lo durante o jogo.

Continua ...

Comentários