Aprendendo com UW Control

Meses atrás, quando estava jogando com o Naya Aggro comprado do Dimmy e estava voltando a jogar Magic, por causa da abertura da Red Dragon, estava infeliz com o deck. Para mim, ele era muito difícil de pilotar. Era forte mas eu não conseguia vencer nada.

Tomei a decisão de jogar com um deck de controle. Comecei a comprar as cartas e fui testando jogar de UW Control e Esper Control. Nessa época errei pra caramba! O Dimmy me dava vários puxões de orelha quando esteve em Teresina. Ainda bem que ele deixou os esporros pro Jonny mesmo. Enfim, fui tentando aprender a jogar reativamente, procurando paciência ao invés da impulsividade.

Foi nesse tempo, vendo a aproximação da rotação, decidi voltar a jogar com o Naya para aproveitar as cartas. Afinal, o deck não era barato. De tanto jogar com ele, comecei a vencer partidas e a confiança voltou. Percebi que para vencer você tem de ser íntimo do deck. É uma ligação conquistada nas batalhas. Foi uma época boa, pois por mais que continuasse errando, os erros caíram, mesmo sentindo em alguns momentos que o deck clamava por um jogador mais forte para pilotá-lo. Coitado dele.

Então a rotação chegou, Naya caiu e me sobrou o UW Control. Não tenho cartas para montar mais de um deck. Talvez um Esper Control ou um UB e olhe lá, puxando daí cartas do UW.

Qual é o lance do UW Control? Anular ou destruir as forças iniciais dos decks aggro para dar tempo de convocar algum Cavaleiro do Apocalipse, algo vindo dos céus ou das casas de sabedoria e conhecimento. É como se o deck dissesse assim: eu vim aqui para submetê-lo à minha fé, CQC.

Você está quase sempre reagindo. É o primeiro a sentir o golpe. Mas o tempo é amigo do planinauta controlador. Cronos está com ele. Cronos é o político que manda asfaltar a rua do planinauta. É uma elite só. Realmente a Ordem está com eles, por causa do branco. A manipulação também, não se esqueçam do azul. E falam mal do vermelho e do preto, tsc tsc. Na verdade, o vermelho são os movimentos sociais e o preto é o poder paralelo. O branco é a elite conservadora e os azuis a elite intelectual. Sim, e o verdes, são os ecologistas e os indígenas, oras!

Pirei.

Para ficar no mundo real, é melhor eu listar o deck que joguei no último torneio, sexta-feira, dia 3.

Main

Criaturas (9)
1 Titã de Gelo
1 Titã Solar
1 Esfinge da Ilha de Jwar
2 Anjo Exterminador do Mal
4 Barreira de Agouros

Planinautas (3)
1 Gideon Jura
2 Jace Beleren

Artefatos (5)
2 Gancho de Contágio
3 Cálice do Fluxo Perene

Encantamentos (4)
4 Mares em Expansão

Feitiços (3)
3 Dia do Julgamento

Mágicas Instantâneas (11)
2 Adentrar o Turbilhão (Into the Roil)
4 Fuga de Mana
3 Condenar
1 Engenhosidade de Jace
1 Perfurar Mágica (Spell Pierce)

Terrenos (25)
9 Planície
7 Ilha
1 Labirinto Ludibriador
1 Planície Pantanosa
1 Floresta Tropical Nebulosa
3 Colunata Celestial
3 Confim Tectônico

Sideboard

2 Jornada Para Lugar Nenhum
2 Congelar Rápido
3 Negação
2 Linha de Força da Santidade
1 Anjo Exterminador do Mal
2 Andarilho do Fogo Kor
1 Revogar Existência
1 Elspeth Tirel
1 Dia do Julgamento

Você perceberam que este deck foi construído para detonar com os movimentos sociais, né? UW tem nojo do povo. A Justiça e a religião estão do seu lado. Jornada Para Lugar Nenhum é para mandar o trabalhador para o subúrbio. Negação é para negar os direitos. Linha de Força da Santidade é o Papa dizendo para os fiéis não votarem na Dilma. Revogar Existência é para fechar os blogs sujos. Condenar é para botar pobre na cadeia. Cálice do Fluxo Perene são os investimentos na Bolsa. Dia do Julgamento é para as chacinas dos Sem-Terra ou a entrada das forças do Estado na Vila do Cruzeiro e Complexo do Alemão. Mares em Expansão é uma clara alusão às enchentes. Ou seja, o deck é elite. Quem pode, pode.

Vamos ver como esse deck se comportou durante o torneio.

Torcato vs Daniel (UB Control)

Aproveitei que na maioria dos turnos ele ficava com mana virada para descer o Gideon e o Anjo. Eu sabia que ele poderia destruir um dos dois, não importava. Um continuaria vivo. Nessa o anjo morreu. Ele desceu dois planinautas: Jace Beleren e Liliana. Liliana trouxe o Titã preto. Ele desceu. Joguei Dia do Julgamento. Selei o destino da partida com o Gideon. Solicitei empate no duelo para ter tempo de sair e voltar a tempo para a segunda rodada. Ele aceitou. 0-1-0

Torcato vs Gabriel (RW Landfall)

A primeira partida demorou porque cheguei quase 10 minutos atrasado. Controlei o jogo o máximo que pude. Precisa mesmo das cartas de reserva. Perdi a primeira. Não havia muito tempo para a primeira, então concedi a segunda. Não queria prejudicá-lo no critério de desempate por causa da minha demora. 0-1-1.

Torcato vs Sebastião (Vampiros)

Tentei ao máximo deixar poucos vampiros na mesa para os danos não serem muito altos por turno. Barreira de Agouros seguraram o jogo e Gancho de Contágio ajudaram bastante. Jace Beleren e o Cálice foram beneficiados no campo de batalha. Tinha mana suficiente para anulações enquanto descia meus gigantes e atacava de Colunata Celestial. Depois de vencer a primeira, troquei poucas cartas. Com certeza botei Revogar Existência por causa da espada dos vampiros. Fiz mulligan até cinco cartas e a mão veio linda: 2 Barreiras e 1 Mares em Expansão. Atrasei o jogo dele e cresci com o tempo. GG. 1-1-1.

Torcato vs Abelard (Monored)

Não lembro muito da primeira que ganhei. A segunda lembro muito bem, pois fiquei com uma mão duvidosa. Tive problemas de mana, as 7 reservas não apareceram e eu perigosamente fui perdendo vida. Antes do fim, abandonei. A terceira partida foi muito boa para ambos os lados. Controlei e levei. 2-1-1.

Top 8 - Quartas de Final

Torcato vs Gabriel

Gabriel venceu a primeira. Ele não expôs suas criaturas ao Dia do Julgamento, sempre conseguindo ficar com pelo menos um na mesa para usar seus equipamentos. Eu não devia ter emprestado o Místico Litoforjador pra ele. Perdi a primeira. A segunda foi muito rápida, eu detonei mesmo.

A terceira merece um parágrafo a parte. Foi a partida mais doida que eu joguei. O começo foi muito rápido. Levei rapidamente muito danos e cheguei a um ponto que fiquei com 1 de vida. Então apareceu a Linha de Força da Santidade. Acabou os danos diretos. A cada turno eu vinha comprando cartas para derrubar as criaturas que ele descia. Fui obrigado até a usar um segundo DoJ só para matar um criatura dele. Todos os 3 Condenar vieram. Adentrar o Turbilhão também veio. Mas nada de bicho grande chegar. Fui batendo aos poucos com o terreno mas ele havia ficado com vida suficiente por causar dos Condenar. Foram bem uns 10 turnos só com um ponto de vida. Até que chegou o momento que ele manteve duas criaturas na mesa. Veio o Anjo e eu o convoquei. Estava com o Adentrar na mão para rebolar um nanico de Gabriel, caso ele resolve-se atacar com ambos. Infelizmente para mim, ele estava com uma mágica na mão capaz de controlar o Anjo. Fim de papo. Foi divertido.



As semifinais não aconteceram após isso (Gabriel, Arlindo, Danilo e Sávio). Acho que a galera foi para alguma lanchonete para comer pizza. Depois coloco aqui o resultado. Acredito que valha a pena até citar o nome de cada um dos participantes deste torneio que contou com a presença de 17 pessoas.

Comentários

  1. Excelente post. Senti um tom anarquista na descrição do baralho hehehehe.

    Muito bom trabalho, Torcato.

    ResponderExcluir
  2. De longe o melhor Tópico desse famigerado blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. fiquei emocionado e o dimmy é bixona sim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário