Session VTES 15 de Outubro de 2011

Quando eu cheguei na livraria Red Dragon com o Igor para mais uma sessão de VTES, não esperava mais que três jogadores naquele dia. Contava com a presença do Jean e me perguntava se o Maurício, que andava sumido, viria.

Mas o Maurício veio mesmo. E o Darlam que estava na livraria naquele dia, resolveu jogar conosco. Sua obsessão atual no VTES é bater nos vampiros do Igor até levá-los a torpor. Mania que começou a apreciar no Torneio Teresina Embraced 2011, realizado em Setembro. Na primeira rodada daquele evento, Darlam teve o Igor como presa, ele jogando de Brujah antitribu Rush Combat e o outro de Kiasyd B&S. Na verdade, a paixão foi mesmo pelo deck que atrapalha muito o jogo dos demais.

Voltamos ao sábado, 15 de Outubro. A mesa foi montada do seguinte modo: Jean (Ishtarri Starter Bleed), Cláudio (Weenie/MidCap Potence Rush), Darlam (!Brujah Rush Combat), Igor (!Tremere Starter Modificado) e Maurício (Tremere Intercept).

Darlam começou batendo firme em um dos vampiros do Igor, levando-o a torpor. Eu fui muito rápido, coloquei 3 vampiros em 3 turnos e mais um aliado. Mas sabia que teria muita dificuldade pela frente, sabendo que o deck do Darlam é um deck mais completo, enquanto o que eu jogava era um para vender, mais barato e ainda incompleto, mesmo havendo potencial nele. Quando dois decks de combate se encontram, Taste of Vitae faz muita diferença.

Outro ponto contra mim era o meu predador, um deck de bleed com stealth do Jean. Sem chances de bloqueá-lo com sucesso, uma vez que só haviam duas reações em todo deck para isso. A vontade de descer mais vampiros não pode ser saciada. Logo fiquei com pouca reserva e vários vampiros precisando se alimentar.

Maurício ficou livre por bastante tempo, já que o Igor decidiu adiar a entrada de seus vampiros por causa dos rush de Darlam. Desceu uma quantidade boa de vampiros de custo médio e alto e, aos poucos, foi reduzindo a reserva do Jean, além de levar um para torpor.

Eu fui o primeiro a sair nesta partida. Primeiro VP do Jean. Darlam que já havia maltratado alguns vampiros meus antes, tratou de cuidar dos vampiros do Jean, sabendo-se que um descuido dele, poderia ser o próximo a sair. Ainda assim, cuidou de tirar o Igor, o segundo a sair do jogo. Nesse ponto haviam 3 jogadores restantes. Deles o mais maltratado era o Jean. O Darlam estava secando o deck muito rapidamente. Perguntou sobre o que aconteceria quando não houvesse mais cartas na library. Expliquei sobre o Withdrawal/ Retirando-se da Partida, coberto pelo livro de regras no item 9.2

Desse modo, o Darlam tendo inutilizado totalmente as ameaças do Jean, anunciou sua retirada do jogo, conseguindo 2 VPs. Jean desistiu, uma vez que não havia mais como se recuperar. Resultado final:

Darlam 2 VP, Maurício 2 VP, Jean 1 VP.

A segunda partida aconteceu sem a presença do Darlam. A mesa ficou assim disposta: Jean, Cláudio (True Brujah Bleed), Maurício e Igor (Princes Old School Votes).

Foi uma partida mais rápida, por já termos gasto bastante tempo na anterior. Vamos combinar daqui por diante usar o limite de 2 horas.

Pela característica do deck do Maurício, ele não chegou muito a ameaçar o Igor. O seu deck foge bem dos combates, os vampiros possuem capacidade alta, suportando bem os danos, e as reactions são muito boas. Por sua vez, o Jean sofreu com o Igor, pois os votos e bleeds passaram fácil, graças à furtividade dos príncipes. Logo, não durou muito na mesa. Um VP para o Igor.

Estou aprendendo a jogar melhor com os True Brujah. Ele é bom mesmo sem algumas cartas importantes. Fiquei um pouco apreensivo em enfrentar o Maurício. Ele tem dano agravado e eu uso vampiros alta capacidade, algo muito comum ao clã principal do deck. Mesmo assim, fui pra cima, pois algumas cartas do deck dão uma certa segurança em combate.

Na primeira oportunidade levei um vampiro dele para o torpor, facilitando a entrada dos bleeds. Cometi um grande erro de conhecimento das regras do jogo que culminou em me favorecer na retirada do Maurício na partida. Entendi que um mesmo vampiro poderia bleedar mais de uma vez, se as ações fossem distintas. Por exemplo, Al-Muntathir equipado com Guarded Rubrics, considerei o bleed padrão como sendo diferente que um bleed usando o equipamento. Erro feio. A regra é bem clara quando diz que um vampiro não pode realizar mais de uma ação de bleed num turno.

Felizmente, resolvida essa dúvida, não houve o mesmo erro quando enfrentei o Igor no um contra um. O tempo de uma hora e meia estipulada por nós para a última partida foi ultrapassada. Continuamos para ver quem levaria a mesa, senão seria mais um empate no dia. A ameaça mais forte do Igor era KRC, porém esta não estava vindo. Os bleeds eram a ameaça seguinte.

Mesmo para um deck com tantos vampiros de alta capacidade, o Igor tinha mais vampiros que eu. Eu tive que contar com a capacidade de virar do Anarch Troublemaker, dos equipamentos de bleed e da habilidade de desvirar de minhas próprias cartas para tirar os 6 últimos pontos de reserva dele num único turno.

Foi um ótimo sábado, onde testamos decks e tentamos melhorar nossa técnica no jogo. A habilidade de negociação ainda precisa ser melhorada, pois essa é muito nova para todos nós que viemos de um jogo baseado em duelos como o Magic, onde você somente conta com a técnica e o conhecimentos do ambiente.

Cláudio 1 GW 3 VP, Igor 1 VP.

Até um próximo dia. Continuemos treinando para a série de torneios de 2012 que deve começar em Fevereiro.

Comentários