Cinco dicas para ser um jogador melhor


O Extrala está com um blog novo e anda passando todos os seus posts para novo. Acabei encontrando no meu Google Reader um post dele que repassa uma dicas de um outro blog, escrito por Gregory Williams: "Rustwurk: 5 Tips to be a Better Player". Resolvi traduzir para o português.

  1. Gutta cavat lapidem, non vi, sed saepe cadendo. - "Uma gota de água fura uma pedra, não pela força, mas por cair constantemente - (Ovidius, Ex Ponto)." Simplificando … seja paciente. VTES não é um jogo rápido de modo algum. A maioria dos jogos dura duas ou mais horas. Não tenha pressa e você será um jogador melhor. Se eu tivesse de escolher apenas uma dica a dá para você, seria esta. Paciência!
  2. Fortuna caeca est. - "A sorte é cega." Não espere ter sorte numa compra. Muito frequentemente eu vejo jogadores jogando cartas esperando comprar o que precisa. Claro que isso acontece de tempos em tempos, mas nunca suficientemente o bastante. Confie no que está em sua mão. Não bleed a menos que tenha stealth. Não jogue Bum's Rush a menos que você tenha cartas para fazer dano. Se você terminar comprando mais cartas que o necessário, tanto melhor. Não faça apostas a menos que você queira pagar o preço. Compreensivelmente, há situações quando, vez ou outra, precisamos fazer isso. Mas lembre-se da Lei de Murphy: "Tudo que pode dá errado, dará, e no pior momento possível". Eu sei que algumas pessoas podem arguir que se você construir um bom deck, então as chances são que você deveria comprar o que precisa. Bem, se você montou um bom deck, então tudo o que você precisa deveria está nas sete cartas de sua mão, correto? De verdade, a situação dita suas ações, e toda nova partida traz uma nova situação. Apenas não deixe sua ação ser um desperdício. Faça cada ação contar e não conte com a sorte. A cadela é sempre volúvel!
  3. Semper paratus, nunquam non paratus. - "Sempre esteja preparado, nunca despreparado." Leia as cartas! Saiba quais cartas são jogadas e relei-as! Eu sei, deixe-me adivinhar, você está jogando desde 1994 e então conhece cada carta, de cada coleção, então por que você deveria reler as cartas, certo? Por isto, o fato é que, a menos que você tenha uma memória fotográfica, ninguém se lembrará de cada nuance das cartas. Por exemplo, qual é a habilidade negativa de Blythe Candelaria (Tremere)? Ou a habilidade negativa de Leon (Gangrel)? Qual é a habilidade secundária de The Hand of Conrad? Lembra-se delas? Talvez se lembre, mas haverá cartas que não se lembrará. Tome um tempo, lembre-se da dica número 1, pratique a paciência, e leia as cartas que possam ser jogadas. Quando um outro jogador (mesmo no outro lado da mesa) joga uma carta e você não puder se lembrar do que ele faz, ou não puder imaginar o texto da carta em sua mente, literalmente, então peça para olhar aquela carta. Não se deixe ser pego de surpresa.  Mesmo se a pessoa encontrar-se do outro lado da mesa, se você joga suas cartas corretamente, eles eventualmente terminarão próximos a você.
  4. Vir sapit qui pauca loquitur. - "Sábio é o homem que fala pouco (saiba quando segurar sua língua)." Muitas vezes, vejo jogadores, experientes ou não, fazer algo tão simples que dói muito … eles mostram sua mão ao seu predador. Quantas vezes você olhou por cima e … ops … as cartas de sua presa estavam lá te encarando? Isso significa que você olhou? Não! Mas o que fazer se você não deixou de notar cinco cartas com bordas vermelhas e duas de bordas cinza olhando para você? Bem, eu não estava planejando bleedar, mas já que ele não tem wakes ou cartas de intercept ... como eu não poderia!  Isto parece algo simples de se fazer, porém você deveria está surpreso o quão melhor você jogará  sem que seu predador saiba todos os seus secredos. Não mostre sua mão.
  5. Animis opibusque parati. - "Apronte a sua mente e seus os recursos (prepare-se para tudo)." Sempre pense que eles podem! O que isso significa? Bem, é sempre melhor superestimar seu oponente que subestimá-lo. Jogue como se sua presa tivesse um Wake na mão ou uma Deflection. Jogue como se seu predador tivesse um Conditioning e stealth para passar. Jogue como se o deck de voto tivesse Kine Resources Contested e os votos necessários. Penso que você entendeu a questão.  Não estou dizendo que você deveria jogar amedrontado pelo que seus oponentes tem em mãos. Apenas esteja pronto pra tudo e espere-os mostrar o inesperado. Quando eles jogarem forte, você estará mais preparado. Se não acontecer, será uma agradável surpresa. Como eu disse antes, cada situação é diferente e não existe certeza, entretanto é sábio jogar como se você enfrentasse alguém com uma mão boa. Prudência é a melhor parte do Valor.

Comentários

  1. Boas dicas! Falta botar em prática.

    ResponderExcluir
  2. Dicas legais, falta pra mim é ser mais paciente, mudei isso um pouco e consigo até crescer legal na mesa.

    ResponderExcluir
  3. Fala Igor, blz Claudio
    Ontem apareceu outras duvidas durante o jogo
    1- Com a Basilia fiz a ação de ''bleed'' e o oponente bloqueou, sim agora tem o combate, eu joguei primeiro corvo e ''Drawing'', o oponente jogou terror frenzy e exigiu que eu pagasse 1 por ter jogado corvo e ''Drawing'' pode isso?? se foi eu que fiz a ação, nao sou eu que jogo primeiro ou não interessa quem fez ou bloqueou a ação?
    2- Interceptei a ação do oponente com a Basilia, o oponente jogou Skin of Night, ainda posso jogar Rotschreck ??? e Rotschreck posso jogar antes ou apenas na fase de strike??

    vlw... bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Devil

    1)

    O custo adicional a que se refere Terror Frenzy diz respeito a Combat Ends (http://gehenna-chackero.dotcloud.com/Gehenna/default/ver_carta/3262).

    O acting minion tem prioridade em cada etapa do combate.

    2) Você pode jogar Rötschreck após o anuncio do strike que causaria dano agravado ou após ambos os strikes. Ou seja, antes da prevenção de dano. (http://www.vteschecklist.com/library/show/1315 para mais detalhes)

    No seu exemplo, vc poderia ter argumentado que o adversário não deu tempo para vc jogar a Master.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu tinha a prioridade no combate e não devia ter pago ¬¬, se fosse o contrario ai sim me enganaram entao kkk.

      O Skin of Night só é jogado na fase de prevenção positivo?

      Nesse site que vc me enviou diz que o Rötschreck perde o efeito se o oponente pedir um press ou psyche, ele não vai mais para o torpor??? Diz no Rötschreck que o combate termina e o oponente vai para o torpor

      Desculpa ai tá te fazendo 1000000000000 perguntas kkkkkk, joguinho complicado ¬¬', ainda mais por ter carta tipo o Rötschreck que diz uma coisa porem o oponente pode fazer outra ação ''em cima'' da jogada ¬¬'

      Excluir
    2. Press não funciona, já que o Combat End pula a etapa de press, mas o Psyche! funciona.

      Suas perguntas são importantes, Devil, até porque também não alcançamos a maturidade no conhecimento das regras e nos esforçamos em conhecer mais com perguntas aparecendo =)

      Inclusive eu tenho uma (arma) e vou postá-la (usá-la)!

      Excluir
  5. Sim, Skin of Night é jogada somente na prevenção de dano.

    Rotschreck é uma carta interessante e faço uso dela exatamente para um vampiro não escapar de ir pra torpor por causa das prevenções de dano. Infelizmente tem cartas que atrapalham o término do combate: http://www.vteschecklist.com/library/show/1636 e http://www.vteschecklist.com/library/show/1904, por exemplo.

    Press ou Psyche! não pode ser jogada nesse caso do uso de Rotschreck pq o combate termina antes da etapa de press.

    Espero ter ajudado. Suas perguntas são interessantes, até para tentarmos discutir sobre o funcionamento das cartas. O importante é entender a base do jogo, como, por exemplo, o funcionamento das etapas do combate, a parte mais complicada do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psyche! pode ser jogada sim pois é jogada no "end combat", não "depois do press".

      Excluir
    2. Cláudio, acho que fui infeliz em te referenciar essas cartas (Undying Tenacity e Undead Persistence) pra "cancelar" o efeito do Rötschreck.

      Relendo, vi que as duas dizem (no geral) que os vampiros só irão para o torpor quando o combate terminar. Rötschreck faz o favor de terminar o combate antes mesmo de mandar o vampiro pra torpor, "quebrando a perna" dessas duas cartas.

      Excluir
    3. Loucura, loucura, loucura. Ainda assim acho que VTES é mais simples que Magic.

      Excluir
  6. O Igor já refutou algumas coisas. Espera ele responder :)

    ResponderExcluir
  7. Minha dúvida é simples, mas tem aparecido com frequencia depois que deck de combate com dano agravado começaram a aparecer com muito mais frequencia no ambiente local.
    Quando meu vampiro realiza um strike agravado bem sucedido contra o vampiro opositor (digamos 3 de dano agravado) e jogo ao final do turno Taste of Vitae, o quanto meu vampiro iria ganhar? 2 ou 3 de sangue?

    ResponderExcluir
  8. fala ai igor,

    cara pelo q vi na net sobre isso. o taste of vitae so serve para sangue perdido pelo dano. entaum se o dano agravado é so um, o taste of vitae n vai servir pois o vampiro oposto n perdeu sangue, apenas ele vai pra torpor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário