Liga Teresinense de VTES: Partida 12

Final de semana atípico, de muito jogo. Mas não foi jogando VTES não. Tenho de ser sincero.

A febre foi o card game da Fantasy Flight Games chamado Android: Netrunner. Nessas últimas semanas, passei os dias procurando jogos de tabuleiro interessantes. Fiquei muito entusiasmado quando soube que a Galápagos Jogos começou a produzir jogos estrangeiros em nossa língua, principalmente de 2012 pra cá. Dois deles são sucesso no país: Game of Trones Card Game e Zombicide. Correndo por fora vem Summoner Wars, que, realmente, fiquei empolgado por sua mecânica e simplicidade.

Daí, para ver resenhas e demonstrações de jogos no Youtube foi um pulo. Conheci Jogando Offline, Jack Explicador (o link é do Facebook mas eu acesso por aqui), The Dice Tower e voltei a acessar o site Board Game Geek. Enfim, foi muito bom. Mas foi outro site a disparar minha decisão de comprar Android: Netrunner: BoardGames.com.br. Uma loja brasileira, de Fortaleza, onde eu poderia comprar jogos de tabuleiros modernos e saber como estão os preços deles aqui.

Lá soube que realmente Android: Netrunner era baseado no antigo Netrunner, e mais: Richard Garfield foi designer do original. Caramba! Eu pensei: o cara simplesmente criou 2 dos 3 jogos que mais gostei e gosto de jogar: Magic: the Gathering e Vampire: The Eternal Struggle. A partir daí, meus amigos, começou minha busca por mais informações sobre o jogo. Espantou-me a quantidade de material, entre comentários em fóruns, publicações em blogs, podcasts, vídeos de partidas, que encontrei na internet para um jogo lançado somente em 2012.

Li completamente as regras em inglês, li os comentários no BoardGameGeek e percebi que o jogo é muito bem ranqueado. Teria de comprar. Pensei assim: é um Living Card Game, com uma proposta interessante de ser colecionável, mas não cria um mercado de cartas raras que dificulta a grande maioria ter decks fortes e competitivos, fazendo com que eu monte um deck pelo gosto que tenho por sua temática estratégica (e ainda assim competitivo) que pelo ter disponível materialmente para montar.

Desta forma, Android: Netrunner suplantou Summoner Wars no topo da minha lista de desejos. Desejo realizado. O jogo chegou na sexta-feira, joguei no sábado de manhã e à tarde. Domingo, fiz uma pausa para o VTES e depois ajudei duas pessoas a jogar. Mais tarde, no mesmo domingo, à noite, joguei com minha esposa três vezes e ela gostou do jogo. Pretendemos jogar juntos sempre que pudermos.

Depois dessa longa resenha sobre como cheguei a conhecer e adquirir este card game, vamos ao nosso card game favorito: VTES!

Tivemos a nossa décima segunda partida válida pela Liga. Estamos ainda um pouco longe de alcançar a meta de 20 partidas. Vamos ver como arrumamos uma forma de cumprir o compromisso mas já vejo dificuldades pela frente.

A mesa que poderia ter contado com o Alfredo que demorou um bocado para chegar, ficou assim configurada:

Igor (Toreador Midcap Presence Vote) -> Jean (Malk Bleed) -> Maurício (Bleed com o mesmo?) -> Cláudio (Tzimisce Wall).

Foi uma partida muita divertida. Eu comecei estragando a brincadeira do dono da casa (Maurício), interceptando bastante e mandando os branquelos para bem longe de mim. Não posso dizer que tais medidas fizeram com que o Jean fosse letal mais rápido do que ele mesmo imaginava. Primeiro ponto para ele.

A disposição da mesa e as características do meu deck, deixaram o jogo do Igor solto. O cuidado que eu precisei manter em relação à minha baixa pool me fez decidir não bloquear várias votações dos Toreador, minando as defesas dos Malkavianos e não trazendo nenhum prejuízo ao próprio Igor.

No fim, foi de rir a ponta de decepção e mimimi do Igor quando entramos nos minutos derradeiros, para não dizer segundos, do tempo limite da partida, quando fiz uma busca na sua ash heap. Realmente foi muito divertido.

Para não ser injusto passei o turno para que ele fizesse seu VP. Assim, eu permaneço na laterna, enquanto Igor segue na cola do Jean pelo posto de segundo lugar da Liga. O Maurício, mesmo não pontuando hoje, viu seu seguidor mais próximo marcando pouco.

Há ainda muito sangue para escorrer até o final da Liga. Nada está decidido. Nem o primeiro lugar, quanto mais o último!

Resultado da Partida:
  •  Igor 1,5 VP 4 PR
  • Cláudio 0,5 VP 0 PR
  • Jean 1 VP 4 PR
  • Maurício 0 VP 0 PR
Ranking da Liga:
  1. Maurício 88 PR
  2. Jean 40 PR
  3. Igor 36 PR
  4. Cláudio 32 PR

Comentários

Postar um comentário